A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGIU PARA AUXILIAR A SOLUCIONAR UM PROBLEMA?
Educação ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
Nos últimos três séculos a humanidade passou por grandes mudanças:
- Surgimento do processo de produção industrial que aumentou a utilização dos recursos naturais e a geração de resíduos;
- Migração das pessoas do meio rural para as cidades;
- Aumento da produção do conhecimento proporcionando rápido desenvolvimento das ciências e da tecnologia;
- Mudanças nos valores e modos de vida da sociedade;
- Acelerado crescimento populacional.
Essas mudanças tiveram consequências profundas para todo o planeta:
CULTURA DE SEPARAÇÃO DO HOMEM E AMBIENTE - O homem não se enxerga como parte do meio ambiente, não estabelece limites nem critérios apropriados para utilização dos recursos naturais.
CRISE AMBIENTAL – surgimento de graves problemas ambientais devido ao aumento da utilização dos recursos naturais e da produção de resíduos.
WWF Brasil |
A preocupação com a CRISE AMBIENTAL fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX, a partir dos movimentos contra culturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a proposta da EDUCAÇÃO AMBIENTAL como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).
Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma co-evolução entre o homem e seu meio. Co-evolução é a ideia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.
O processo educativo proposto pela EA objetiva à formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos. A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Legislação
No Brasil, existe uma lei específica que trata da educação ambiental. A Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental.
Se você tiver interesse em conhecer a lei por inteiro acesse:
Bibliografia indicada:
Dinâmicas e instrumentação para Educação Ambiental
Autor: Dias, Genebaldo Freire
Editora: Gaia Editora
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Editora: Gaia Editora
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Educação Ambiental - Princípios e Práticas
Autor: Dias, Genebaldo Freire
Editora: Gaia Editora
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Editora: Gaia Editora
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Educação Ambiental
Autor: Castro, Ronaldo Souza de
Editora: Cortez
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Editora: Cortez
Temas: Meio Ambiente, Ecologia, Educação
Fonte: Ministério Público Federal
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