Provavelmente você já deve ter ouvido falar de termo " Matas Ciliares", pois bem, muitas pessoas não sabem, se sabem não dão a verdadeira importância. Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente".
Quais são as consequências sem mata ciliar?
O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuíram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.
- ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
- EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.
- PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
- QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.
- IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS
Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.
A preservação das matas ciliares deve ser vista no contexto da própria questão ambiental. Não há dúvida de que o ser humano, único animal dotado de razão, deve compreender que não é senhor absoluto e sim um simples elemento componente da natureza. Nesse caso, a defesa de nossos recursos naturais deve sempre ser tema prioritário em todos os momentos de nossa existência.
O ser humano esquece que é proveniente da natureza, pois sem ela nossa existência está com dias contados.
Aproveite e conheça também Associação Mata Ciliar
Fontes: WWF , SIGAM , Árvores do Brasil
Imagens: Google imagens
0 comentários:
Postar um comentário