Em algum momento nos pegamos pensando, isso é um sapo ou uma rã? E uma abelha ou vespa? Se você não sabe, fique tranquilo: esse é um problema comum entre todos nós. Com uma fauna rica e gigantesca aí fora, existem animais que até fazem parte da mesma ordem, mas são categorizados como diferentes por influência do seu habitat ou comportamento.
Para você que tem muitas dúvidas esse é o melhor momento para esclarecer, listamos abaixo os exemplos mais populares.
Burro x Mula
É simples: a confusão existe porque as mulas são "parte burro". Elas são o fruto do amor de uma égua com um burro. Por isso, as mulas possuem orelhas mais protuberantes, corpos mais largos e são mais altas. Ou seja, ela possui características mais "equinas" do que o burro, vale lembrar que as mulas são estéreis.
Sapos x Rãs
Mesmo que ambos façam parte da ordem Anura, existem três diferenças básicas entre os dois: rãs possuem a pele "suave", pernas longas e olhos saltados; já os sapos possuem uma pele mais grossa e pernas curtas — e ainda existem as pererecas que, como a maioria de vocês já sabe, são úmidas e costumam ficar grudadas nos galhos de árvores.
Abelha x Vespa
A picada da vespa dói mais. Nunca tente cutucar uma ou várias delas. Elas são muito mais agressivas do que as abelhas. Ponto.
Bom, deixando o comportamento de lado, as vespas possuem menos pelo e são mais finas e compridas. A quantidade de pelos muito maior nas abelhas serve para coletar melhor o pólen.
Tartaruga x Cágado
Tartarugas e cágados são répteis muito confundidos por causa do seu casco e aparência similar. Contudo, eles são diferentes por causa de seu habitat e a maneira como vivem — além de diferenças físicas sutis. As tartarugas, comumente, são encontradas na água e possuem as patas e cascos apropriados para o nado. Já os cágados são bichos parrudos, com cascos fortificados e um corpo mais pesado.
Foca x Leão-marinho
Ambos são fofinhos e têm um rosto amável. Porém, os leões-marinhos são muito maiores, podendo chegar até 300 quilos e três metros de altura, possuindo um comportamento mais agressivo. As focas são bem menores e lidam melhor com a água, sendo boas nadadoras.
Lagarto x Salamandra
Cientificamente, a diferença é que os lagartos são répteis e as salamandras são anfíbios. Por isso, os lagartos são encontrados normalmente em ambientes quentes e secos, e as salamandras ficam próximas da água — o que explica a pele lisa e úmida.
Crocodilo x Jacaré
Os jacarés possuem um focinho mais largo e arredondado do que os crocodilos, que são mais finos (tanto em corpo quanto cabeça) e possuem a mandíbula afunilada. Para deixar mais simples: jacaré tem cabeça em forma de "U", crocodilo de "V".
Lhama x Alpaca
Cuidado, elas cospem! Apesar desse comportamento, ambos os animais são bem fofinhos também. A diferença óbvia destes bichos é o tamanho. As alpacas podem pesar até 80 quilos, enquanto isso, as lhamas adultas chegam aos 180. As lhamas também parecem menos "fofinhas" e têm o pescoço, rosto e orelhas mais longos.
Coelho x Lebre
Ambos são da ordem Lagomorfo, mas as lebres são mais rápidas e maiores que os coelhos, além de as suas orelhas serem bem mais altas. Enquanto elas fogem de predadores com a sua velocidade, os coelhos costumam se esconder em suas tocas.
Golfinho x Boto
As diferenças aqui não se resumem às lendas amazonenses relacionadas aos botos. Os golfinhos, por exemplo, possuem "narizes" menores e curtos, além de dentes em forma de cone. Já os botos possuem bocas longas e proeminentes, além de um corpo mais robusto e uma barbatana menor.
Fonte: MNN
Imagens: Kevin Schafer e Reuters– Montagem: MegaCurioso
0 comentários:
Postar um comentário